Pular para o conteúdo principal

O cuidado com os idosos na China - Enfoque de Xi (Jinpin): Cuidando dos idosos

Enfoque de Xi (Jinpin): Cuidando dos idosos

2019-08-13 11:11:53丨portuguese.xinhuanet.com
Beijing, 13 ago (Xinhua) -- "Uma brisa de primavera soprou em Sijiqing."
Foi desta forma que os idosos de uma casa de repouso em Beijing relembraram de uma visita em 2013 do presidente Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central.
Durante sua visita ao Lar de Idosos Sijiqing, Xi conversou com os idosos, perguntando sobre a saúde, a família e a vida deles.
Xi sublinhou a necessidade de melhorar a gestão e a qualidade de serviço das instituições de cuidados a idosos para garantir que eles possam levar uma vida mais tranquila, saudável, confortável e feliz.
Cinco anos mais tarde, Liu Jinwen, da equipe de modelos do Sijiqing, disse que a visita teve um grande impacto sobre eles.
"Os idosos devem ter uma visão positiva sobre a vida e vivenciar a velhice graciosamente", disse Liu. "Para isso, montamos uma equipe de modelos para tornar nossas vidas mais 'belas!'"
Liu é apenas um dos felizes idosos que a cada dia crescem na China.
Sob a liderança de Xi, o país elaborou ao longo dos últimos anos uma série de medidas para impulsionar o cuidado a idosos e a vida dos mesmos registrou uma melhora significativa.
MELHORES CASAS DE REPOUSO
Os serviços em casas de repouso estão conectados à felicidade de mais de 200 milhões de idosos na China, especialmente para os 40 milhões que perderam a capacidade total ou parcial de cuidar de si próprio.
Em 2017, uma campanha de quatro anos foi lançada em todo o país para melhorar a qualidade do serviço nas casas de repouso. Foram também elaborados mais regras e regulamentos sobre a gestão das instituições de cuidados a idosos.
Em Sijiqing, muitas atividades culturais têm sido organizadas. Foi estabelecida a faculdade "Era de Prata". E a instituição se uniu a um hospital local para fornecer aos idosos rápido acesso para tratamento médico de qualidade.
"Ficou de fato muito conveniente agora", disse Zhang Jin, residente do Sijiqing.
MELHORES SERVIÇOS A NÍVEL COMUNITÁRIO
Os serviços a nível comunitário é outro campo de cuidado a idosos que se beneficiou muito com o apoio das políticas.
O cuidado a pessoas da terceira idade com base na comunidade é importante para o sistema de cuidado a idosos da China. Cerca de 90% dos idosos chineses preferem passar seus últimos anos em casa, 6% em centros comunitários de cuidados a idosos e apenas 4% em lares de idosos, de acordo com as estatísticas.
Todavia, os centros de cuidados a idosos a nível comunitário desempenham um papel fundamental no fornecimento de alimentos e serviços médicos aos idosos que optaram por permanecer em seus lares.
Liu Jianguo, de 86 anos, e a sua esposa estão entre os que se beneficiam dos centros comunitários.
O casal, que mora na cidade de Fuzhou, no sudeste da China, frequenta quase todos os dias o centro comunitário de cuidado a idosos.
"Minha esposa e eu passamos geralmente o dia todo aqui", disse Liu, elogiando o centro por seu ambiente, instalações e funcionários.
Até o final de 2018, todas as comunidades urbanas e mais da metade das rurais em todo o país estabeleceram instalações de serviços para idosos.
Na China, um sistema abrangente de atendimento a idosos está tomando forma, atendendo às necessidades dos idosos que preferem passar sua velhice em casa, em centros comunitários ou em casas de repouso.

Fonte Xinhua, publicado originalmente em: http://portuguese.xinhuanet.com/2019-08/13/c_138305535.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiSu (2

Michelle e Eduardo incitavam Bolsonaro a dar Golpe de Estado, diz Cid em delação

Michelle e Eduardo incitavam Bolsonaro a dar Golpe de Estado, diz Cid em delação.  Créditos Aguirre Talento/Colunista do UOL, leia mais: https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2023/11/10/michelle-e-eduardo-incitavam-bolsonaro-a-dar-golpe-diz-cid-em-delacao.htm   ------------------------------------------------ Seja bem vindo (a)!!! Te convido a seguir as nossas redes sociais! - https://capitaofernando.blogspot.com/2023/11/siga-as-redes-sociais-do-blog-do.html   - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - LFS Política - Acúmulo de Postagens - https://docs.google.com/document/d/1ZeTS-6ffHRGN_RcyIjGw66frUpRzywjhCpe0ZGLoFpA