Pular para o conteúdo principal

Décimo-terceiro no Bolsa-Família é presente fake de Bolsonaro, diz ex-ministraTereza Campello

Décimo-terceiro no Bolsa-Família é presente fake de Bolsonaro, diz ex-ministraTereza Campello

"A verdade é uma só: O 13º do Bolsa Família prometido na campanha virá às custas de mais 1 milhão de famílias altamente vulneráveis, se consideradas as que aguardam na fila (700 mil esperam para entrar no Bolsa Família) e as que deveriam ser incorporadas frente a crise e ao desemprego", diz a ex-ministra
Tereza Campello rebate 'estudo de Twitter' de Bolsonaro sobre Bolsa Família
Tereza Campello rebate 'estudo de Twitter' de Bolsonaro sobre Bolsa Família (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Por Tereza Campello, no GGN – Há exatos 16 anos o Bolsa Família era criado com uma Medida Provisória pelo Presidente Lula.
Jair Bolsonaro anunciou esta semana a medida provisória, segundo ele, “que cria o 13° do Bolsa Família, que será pago [a] partir deste ano, com recursos oriundos do combate às fraudes no programa.
São 3 mentiras numa única frase:
1) A MP não criou o 13º do Bolsa Família. Deu um “abono” que será pago somente em 2019; Ou seja, veio com um ano de atraso e não cumpriu a promessa.
2) Não será pago a partir deste ano. Só vale agora, em 2019.
3) Está sendo pago com recursos suplementares instituídos na própria MP. Se fosse com combate as fraudes, não precisaria de suplementação.

Mas os falsos presentes deste governo não param por aí:
– O projeto de lei do orçamento p 2020 já prevê um BF muito menor.
– 400 mil famílias serão desligadas.
– Não vai haver reajuste.
– 1/3 dos recursos estão sem cobertura. R$ 9 bilhões estão dependendo de crédito suplementar.
– Não existe previsão para o 13º ano em 2020.
A verdade é uma só: O 13º do Bolsa Família prometido na campanha virá às custas de mais 1 milhão de famílias altamente vulneráveis, se consideradas as que aguardam na fila (700 mil esperam para entrar no Bolsa Família) e as que deveriam ser incorporadas frente a crise e ao desemprego.
*Tereza Campello é economista. Foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o governo da presidente Dilma Rousseff, onde coordenou a elaboração, implementação e execução da política nacional para erradicação da extrema pobreza, o plano Brasil Sem Miséria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiS...

LFS Política - Resumo do Semestre - Câmara dos Deputados

 LFS Política  ✅ Resumo do Semestre - Câmara dos Depiutados Foram 150 propostas aprovadas no Plenário, 348 com análise concluída nas comissões e 453 debates com especialistas e sociedade. Saiba mais: http://cd.leg.br/LqtbJg3qBz Créditos Câmara dos Deputados  ------------------------------- Receba as principais notícias sobre Política através do nosso Grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/DSgqXE693vkKpFU9avrFcO  -------------------------------