Pular para o conteúdo principal

Comunicado MST nº 59/2021 São Paulo, 08 de abril de 2021 25 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás!

 

Comunicado nº 59/2021

 São Paulo, 08 de abril de 2021

 

25 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás!

 

 

Programa Se Expresse – dia 8 de abril – 12h. Lançamento do livro “Experiências histórias de reforma agrária no mundo” volume II, com João Pedro Stedile.

 

A Editora Expressão Popular convida para o lançamento do livro “Experiências histórias de reforma agrária no mundo” volume II, dia 8, quinta-feira, às 12h com a participação de João Pedro Stedile, organizador da obra. “Experiências histórias de reforma agrária no mundo” volume II é o livro do Clube do Livro da Expressão Popular de abril e será o tema do programa Se Expresse desse mês. Você pode acompanhe ao vivo pelas redes da Expressão Popular: Facebook/Youtube e Instagram. Participe!!!

 

Sobre o livro

Este segundo volume da coleção Experiências históricas de reforma agrária no mundo traz, de forma objetiva, sintetizada e sistematizada didaticamente as experiências de diversos países que, por distintos caminhos e em distintos graus, promoveram a democratização da propriedade da terra.

 

No volume I da coleção, lançado em abril de 2019, apresentamos a experiência de países como Estados Unidos, Japão, Egito, Bolívia, México, China, Vietnã e Cuba. Agora, trazemos as experiências ocorridas em Taiwan, México, Bolívia, Peru, Chile, Itália, Argélia, Nicarágua, Paraguai e Etiópia. Além das experiências socialistas da Rússia e da antiga Alemanha Oriental. Portanto, este volume, socializa experiências ocorridas em quatro continentes: Ásia, África, Europa e América Latina.

 

A obra – em 13 capítulos – expõe a atualidade do debate da reforma agrária, tendo em vista que tal questão continua a ser uma ferida aberta em muitos lugares do mundo, demandando ainda mais discussão. Assim o livro traz elementos que dão uma visão panorâmica de cada experiência, dando centralidade a problematização e aspectos gerais (sociais, econômicos e políticos), combinando-os à análise das mudanças proporcionadas pela reforma agrária. Um dos elementos abordados é conceitos e tipos de reforma agrária, no sentido de construir uma tipologia para analisar as experiências históricas: clássicas, burguesas, reformistas, radicais, populares, de libertação nacional, socialistas.

 

Nesse sentido, este livro destina-se especialmente a estudantes, militantes dos movimentos populares e pesquisadores interessados em obter uma visão geral a propósito da reforma agrária no mundo. Sua leitura atenta certamente possibilitará uma apreensão mais completa da questão agrária no capitalismo e das alternativas à concentração de terras, podendo, ademais, fornecer pistas para pensar a reforma agrária no Brasil.

 

Sobre o organizador

João Pedro Stedile é economista, graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Membro da Coordenação Nacional do MST.

 

 

Veja: https://www.youtube.com/watch?v=EOkt3Q8TBCM

 

 

Conheça um pouco do livro

 

https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2021/03/EXPERI%C3%8ANCIAS-HIST%C3%93RICAS_clube.pdf

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiSu (2

LFS Política - Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas

  LFS Política -  Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas. Créditos PT. Confira nosso Acúmulo sobre os Programas Sociais:  https://capitaofernandopolitica.blogspot.com/search/label/Programas%20Sociais   Siga nosso Instagram  @blogdocapitaofernando    ---    www.instagram.com/blogdocapitaofernando