Com 49%, Lula venceria eleição no 1º turno. 66% desaprovam modo como Bolsonaro governa
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a preferência do eleitorado brasileiro com 49% das intenções de voto, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro, com 29%. Os números são da nova pesquisa do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgada na madrugada desta sexta-feira (25). Considerando apenas os votos válidos, Lula teria 56% das intenções e venceria no primeiro turno. A pesquisa consultou o eleitor sobre sua preferência considerando cinco pré-candidatos ao Palácio do Planalto, com os seguintes resultados:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 49%
Jair Bolsonaro (sem partido): 23%
Ciro Gomes (PDT): 7%
João Dória (PSDB): 5%
Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%
Brancos/Nulos: 10%
Não sabem/não responderam: 3%
A pesquisa do Ipec ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios, entre os dias 17 e 21 de junho. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos.
A pesquisa também apontou um crescimento da rejeição a Bolsonaro e um diminuição da rejeição a Lula. 62% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum (contra 56% no levantamento realizado pelo mesmo instituto em fevereiro). Já o ex-presidente Lula, que tinha 44% de rejeição, em fevereiro, agora tem 36%. A reprovação do governo Bolsonaro também aumentou, chegando a 49% (era 39% em fevereiro). Os números da avaliação do governo Bolsonaro são os seguintes:
O Ipec também consultou o eleitor sobre a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil. Os resultados foram:
O índice de confiança em Bolsonaro também caiu.Os percentuais foram:
Comentários
Postar um comentário
Não serão tolerados ofensas.