Pular para o conteúdo principal

DIREITO ELEITORAL --- TRE-PR ordena busca e apreensão na casa de Sérgio Moro (União Brasil/PR) por propaganda irregular

 

VISITA INESPERADA

TRE-PR ordena busca e apreensão na casa de Sérgio Moro por propaganda irregular

Por 

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná determinou neste sábado (3/9) o cumprimento de mandados de busca e apreensão de material de campanha irregular no apartamento do ex-juiz federal, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e candidato ao Senado pelo estado Sergio Moro (União Brasil). Além de ver material físico de propaganda eleitoral ser apreendido, o candidato também terá de remover de suas redes sociais peças da campanha no prazo de 48 horas.

O mesmo foi feito no comitê de campanha de outro candidato ao Senado pelo Paraná, Paulo Martins (PL).

Conforme entendeu o TRE-PR, o material de campanha de Moro omitiu os suplentesReprodução

A decisão do TRE-PR atendeu a pedido feito pela Federação Brasil da Esperança, liderada pelo Partido dos Trabalhadores, que alegou haver irregularidades nas peças de campanha do candidato.

Segundo o autor da ação, advogado Luiz Eduardo Peccinin, "as peças possuem desconformidade entre o tamanho da fonte do nome do candidato a senador em relação à dos suplentes. Em muitas delas, sequer mencionam os nomes dos suplentes, em absoluta inobservância à legislação eleitoral". 

O TRE-PR acatou os argumentos da federação e mandou recolher todo o material irregular. Ao todo, devem ser apreendidos aproximadamente um milhão de impressos irregulares, entre adesivos, plaquinhas, santinhos e perfurades (adesivos para carros).

Peccinin ainda disse à Justiça que as redes sociais de Moro têm publicado propaganda irregular, "ante a desconformidade entre o tamanho da fonte do nome do candidato a senador relativamente à dos suplentes". Também nesse caso, o TRE-PR acatou os argumentos da federação e determinou a exclusão de todos os vídeos dos canais de Sergio Moro no YouTube, no Facebook, no Instagram e no TikTok, inclusive aqueles com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de links nas páginas de sua campanha, também no prazo de 48 horas. Ao todo, deverão ser removidos mais de 300 links.

Quanto à campanha em rádio e televisão, Peccinin disse que ainda vai apresentar uma representação.

O presidente do PT-PR, Arilson Chiorato, afirmou que "o Partido dos Trabalhadores seguirá monitorando para que a lei valha para todos os candidatos, inclusiva para aqueles que faziam propaganda sobre serem cumpridores e fiscalizadores da lei".

Ironia do destino
Após o cumprimento do mandado de busca e apreensão, Sergio Moro culpou o PT pelo dissabor experimentado por ele neste sábado. Ironicamente, o ex-juiz, que ganhou fama nacional com as "operações" espetaculosas cometidas pela finada "lava jato", agora se diz vítima de um abuso.

"Hoje, o PT mostrou a 'democracia' que pretende instaurar no país, promovendo uma diligência abusiva em minha residência e sensacionalismo na divulgação da matéria. O crime? Imprimir santinhos com letras dos nomes dos suplentes supostamente menores do que o devido."

Clique aqui para ler a representação
Clique aqui para ler a emenda da petição
Clique aqui para ler a liminar
Clique aqui para ler a decisão
Clique aqui para ler o mandado de busca e apreensão
Processo 0602169-86.2022.6.16.0000


00:05/01:00conjur


Topo da página

 é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 3 de setembro de 2022, 15h05



Créditos Consultor Jurídico





  - - - - - -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiS...

LFS Política - Resumo do Semestre - Câmara dos Deputados

 LFS Política  ✅ Resumo do Semestre - Câmara dos Depiutados Foram 150 propostas aprovadas no Plenário, 348 com análise concluída nas comissões e 453 debates com especialistas e sociedade. Saiba mais: http://cd.leg.br/LqtbJg3qBz Créditos Câmara dos Deputados  ------------------------------- Receba as principais notícias sobre Política através do nosso Grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/DSgqXE693vkKpFU9avrFcO  -------------------------------