Pular para o conteúdo principal

LFS POLÍTICA: REPERCUTIMOS A RELATORIA DA REUNIÃO NACIONAL DOS ARTICULADORES DOS COMITÊS POPULARES LULA PRESIDENTE


 


RELATORIA DA REUNIÃO NACIONAL

DOS ARTICULADORES DOS COMITÊS POPULARES - 5/7

 

Mais de 80 dirigentes dos movimentos populares, com atuação em 20 estados (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, MT, MS, GO, DF, BA, PE, RN, CE, PI, PA, RO, RR e AP), participaram de reunião online na terça-feira (5/7) para repasse de informações dos espaços nacionais e socialização do andamento nos estados da campanha de comitês populares. Abaixo, enviamos um resumo dos temas levantados para discussão nos estados. 

 

1- Avaliação geral

-Consolidamos a proposta no campo democrático-popular de aproveitar o clima de polarização das eleições para avançar na organização popular por meio dos comitês.

 

-Desenvolvemos uma metodologia de trabalho por meio da produção da cartilha, de materiais de agitação e a proposição de um calendário de iniciativas organizativas e ações.

 

-Existem quatro espaços políticos que conduzem, de forma articulada, as iniciativas relacionadas aos comitês populares: i- Secretaria de comitês Lula presidente dos movimentos populares; ii- Secretaria de comitês populares de luta do PT e da CUT; iii- Comissão de mobilização da campanha Lula e o iv- Coletivo de Movimentos Populares com Lula (espaço unitário das frentes).

 

- O clima nos estados está começando a esquentar agora. No primeiro momento, estava frio, mas está crescendo a disposição para disseminar a criação de comitês. 

 

-A construção de candidaturas, seja para o Legislativo, seja para os governos do Estado, tem absorvido os esforços nos estados, mas muitas atividades têm sido realizadas. Até agora, quem está tocando as iniciativas e circulando nos estados são os pré-candidatos, que são até o momento os principais cabos eleitorais do pré-candidato à Presidência Lula. 

 

-O informe dos estados demonstra um quadro bastante heterogêneo. Os estados mais avançados conseguiram uma unidade maior no trabalho concreto, casaram a articulação das candidaturas com a proposta dos comitês e fizeram um planejamento com divisão de tarefas e responsabilidades. 

 

-Havia uma expectativa de que o ritmo da criação de comitês seria mais acelerado. Agora é preciso aumentar a velocidade porque faltam 40 dias para começar oficialmente a campanha de rua (16 de agosto) e 90 dias para o 1º turno (em 2 de outubro).

 

2- Tarefas dos comitês (calendário de ações):

 

- Sextou com Lula - a proposta é que todas as sextas-feiras, daqui até as eleições, sejam realizadas atividades em todos os municípios, como panfletagens, encontros, atos político-culturais, bandeiraços, toalhaços, visitas de casa em casa, colagem de lambes, reunião dos comitês, agitação em banquinhas etc.

 

-Ação nas redes no dia 13/7 - fazer agitação dos comitês populares nas redes sociais, forjando uma metodologia que acumule para a batalha contra as fakes news. 

 

-Mutirão Vamos Juntos pelo Brasil - a proposta é que no último final de semana do mês sejam realizadas o maior número de ações em todo o país de agitação dos comitês populares. Em julho, será entre 29 a 31, com o dia D sendo no sábado, dia 30.

 

3- Propostas organizativas

 

- Organização de uma secretaria dos comitês populares nos estados para executar o planejamento de criação de comitês, estimular o cadastro, fazer o levantamento das ações, dar suporte para o funcionamento, operar distribuição de matérias, dando uma dinâmica para o trabalho. 

 

-Definição de uma pessoa para desenvolver as tarefas e articular as diversas ações na área da comunicação para integrar a rede de comunicadores dos comitês populares. 

 

-Realizar periodicamente reuniões online com as referências nos estados para fazer o repasse das informações e levantar as demandas dos estados para avançar na organização dos comitês. O indicativo é fazer reuniões mensais, com a perspectiva de realizar encontros extraordinários para discutir pautas específicas ou dar respostas à conjuntura.

 

-Propor na reunião ampla dos movimentos populares nos Estados voltada para para a discussão do programa de emergência das frentes que seja realizado via comitês populares o debate com o povo sobre as propostas para o país sair da crise (aqui a relatoria da reunião das frentes https://docs.google.com/document/d/1-hSYZp2ES1lG98V_2LgBoflscn30kJAKp_fma-n7AoE/edit)  

 

-Realizar plenárias municipais nas capitais, cidades médias e interior para enraizar a construção dos comitês populares e levar a proposta para mais perto da base. 

 

-Construir o curso de formação de formadores dos comitês populares nos estados para multiplicar o números de militantes para o diálogo com o povo por meio dos comitês populares (aqui o link com a proposta https://docs.google.com/document/d/1VVdy4jsM-KwqT_nZ9tIbfUeNoqa5Hh-C/edit?usp=drivesdk&ouid=102708863475120411211&rtpof=true&sd=true ) 

 

4-Materiais de agitação dos comitês

 

-Existe um esforço para a produção de materiais para impulsionar a organização dos Comitês. Até o momento, já foram produzidos:

I-Cartilha dos comitês 

ii-Cartilha do Projeto Brasil Popular 

iii-Panfleto dos comitês 

iv-Adesivos (diversos tipos e modelos) 

v-Lambe dos comitês 

vi-Lambe de denúncia dos preços dos alimentos 

vii-Plaquinha "Aqui é um comitê". 

viii-Brasil de Fato Especial sobre a crise brasileira e propostas 

ix-Brasil de Fato Especial sobre crise ambiental. 

 

- Foi produzido também um panfleto sobre o preço dos alimentos para o mutirão de junho pela secretaria dos comitês populares de luta. 

 

-A quantidade de materiais distribuída para os estados é insuficiente, por isso é necessário viabilizar com os parceiros locais as condições para atender a demanda para o trabalho político. 

 

-As artes dos materiais devem ser disponibilizadas abertas aos estados para que sejam feitas as adaptações necessárias para a realidade local. 

 

-A avaliação é que os materiais são muito bons, especialmente os adesivos. Os materiais que tratam do tema da alta dos preços, do custo de vida, da fome e da pobreza têm maior apelo na população.  

 

-Próximos materiais:

i-Programa Diretrizes do Programa de Governo Lula 

ii- Material para o Mutirão de 29 a 31/7

iii-Nova edição do BDF especial para agosto 

 

5-Articulação com segmentos 

 

-Juventude- o planejamento de criação de comitês deve olhar com atenção especial os jovens por propor uma metodologia organizativa mais flexível. As iniciativas do “Sextou com Lula” devem ser criativas e engajar a juventude. 

 

-Movimento dos inter-religiosos - as articulações a nível nacional são muito promissoras e abrem margem para a incidência em diversas expressões de fé e religiosidade. Quem quiser um mapa e indicações de contatos nos estados, procurar a secretaria. 

 

-Movimentos de cultura 

i-Haverá um encontro nacional de referências do mundo da cultura em julho. Os estados que tiveram contato com referências para a articulação devem indicar nomes para participar. 

ii-Mais uma iniciativa nessa área para envolver cantores, compositores e músicos é o festival de músicas, com o lançamento de canções inéditas todas as sextas-feiras ( https://comitepopular.org.br/comites/40/2022-06-24-comites-populares-inauguram-seu-festival-de-arte-e-cultura )

 

6- Calendário geral da pré-campanha do Lula

 

- 9 de Julho - Atividade do Lula em Diadema

- 12 de Julho - atividade em Brasília

- 13 de Julho - ação nas redes de agitação dos comitês e combate às Fake News 

- 15 de Julho - Sextou com o Lula

- 21 de Julho - Convenção Nacional

- 22 de Julho - Sextou com Lula

- 25 de Julho - dia da agricultura familiar e o dia da Mulher negra latino americana e caribenha

- 28 a 31 de julho - Fórum Social Pan- Amazônico

- 29, 30 e 31 de julho - Mutirão de Mobilização Vamos Juntos Pelo Brasil

- 5 de Agosto - Sextou com o Lula

- 10 de Agosto - Aquilombar em Brasília

- 11 de Agosto - Dia do Estudante

- 12 de Agosto- Dia da Juventude

- 13 de Agosto - ação nas redes de agitação dos comitês e combate às Fake News 

- 16 de agosto - Mobilização Nacional Largada da Campanha

 

Estamos à disposição para dar o suporte necessário e fazer os esclarecimentos aos militantes que estão conduzindo esse processo de organização popular.


 

SECRETARIA OPERATIVA NACIONAL 

COMITÊ POPULAR LULA PRESIDENTE 





  - - - - - - - - - - - - 










Participe do nosso grupo LFS Política no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BVW9zFiF8yb817bzcwcYgJ 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiSu (2

Michelle e Eduardo incitavam Bolsonaro a dar Golpe de Estado, diz Cid em delação

Michelle e Eduardo incitavam Bolsonaro a dar Golpe de Estado, diz Cid em delação.  Créditos Aguirre Talento/Colunista do UOL, leia mais: https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2023/11/10/michelle-e-eduardo-incitavam-bolsonaro-a-dar-golpe-diz-cid-em-delacao.htm   ------------------------------------------------ Seja bem vindo (a)!!! Te convido a seguir as nossas redes sociais! - https://capitaofernando.blogspot.com/2023/11/siga-as-redes-sociais-do-blog-do.html   - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - LFS Política - Acúmulo de Postagens - https://docs.google.com/document/d/1ZeTS-6ffHRGN_RcyIjGw66frUpRzywjhCpe0ZGLoFpA