Pular para o conteúdo principal

A pedido de Lula, PT do Rio adia outra vez saída da gestão Cabral

Por intervenção do ex-presidente Lula, o PT do Rio de Janeiro adiou mais uma vez a saída do governo Sérgio Cabral (PMDB), que havia sido remarcada para amanhã.
O recuo é um revés para o senador petista Lindbergh Farias, pré-candidato ao Palácio Guanabara em 2014. Ele pretendia usar a posse da nova direção estadual da sigla como lançamento informal de sua pré-campanha.


O grupo de Cabral tenta convencer o PT a retirar a candidatura própria para apoiar o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).
Lindbergh apareceu em terceiro lugar em pesquisa Ibope divulgada nesta semana, com 11% das intenções de voto. Pezão está em sexto, com 4%, mas aposta na máquina estadual para crescer.
Ontem o vice-governador disse que o número de pré-candidatos vai diminuir, sugerindo que terá apoio de mais partidos aliados.
"Eu não acredito que vá haver nove candidaturas. A gente tem que esperar decantar, ver realmente quem vai ser candidato", afirmou Pezão.
Lindbergh disse ter atendido a "apelo" de Lula para adiar o rompimento com Cabral, mas afirmou que continua a defender a entrega dos os cargos no governo.
"Lula me disse que a candidatura está consolidada. Atendemos ao pedido dele, mas o sentimento do partido é de sair do governo ainda em dezembro", afirmou.
O PT não lançou candidato ao governo do Rio em 2010 para apoiar Cabral, que disputava a reeleição. Na época, Lula impediu Lindbergh de concorrer contra o aliado.
Os petistas controlam duas secretarias na administração estadual, com Carlos Minc (Ambiente) e Zaqueu Teixeira (Assistência Social e Direitos Humanos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiSu (2

LFS Política - Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas

  LFS Política -  Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas. Créditos PT. Confira nosso Acúmulo sobre os Programas Sociais:  https://capitaofernandopolitica.blogspot.com/search/label/Programas%20Sociais   Siga nosso Instagram  @blogdocapitaofernando    ---    www.instagram.com/blogdocapitaofernando