Pular para o conteúdo principal

Combinaram com os russo? - Por POR RODRIGO CESAR*


Em 1958, Garrincha perguntou ao treinador da seleção brasileira, Vicente Feola, depois de ouvir seu plano tático: "o senhor já combinou tudo isso com os russos?"
Em 1958, Garrincha perguntou ao treinador da seleção brasileira, Vicente Feola, depois de ouvir seu plano tático: “o senhor já combinou tudo isso com os russos?”
Hoje, 2 de fevereiro de 2016, vão ao ar as inserções do Partido dos Trabalhadores na TV.
Vejam aqui os vídeos: http://www.pt.org.br/?p=78102
Entre eles, um chama atenção em particular. Personagens carregam bandeiras de diversas cores e as agitam, indistintamente, enquanto o narrador encerra dizendo: “A hora não é de defender as bandeiras que nos separam. É de reunir forças para fortalecer o Brasil”.

A estratégia de conciliação de classes se mostra com toda a nitidez: nada de defender a reforma agrária, a reforma urbana, a discussão de gênero e sexualidade nas escolas, a auditoria da dívida, a redução dos juros, a desmilitarização das polícias, a democratização da mídia, a Constituinte da reforma política etc.
Em tempos de guerra, ao invés de se preparar para as duras batalhas, os idealizadores do vídeo pensam que abrir mão de nossas bandeiras em nome da uma pretensa união nacional interromperia a ofensiva conservadora.
Combinaram com os russos?
A maioria da direção do PT está completamente iludida quanto à disposição de frações da burguesia em recuar do golpismo e de seus objetivos estratégicos de alinhar novamente o Brasil com os interesses dos EUA, reduzir a renda e os direitos da classe trabalhadora e interditar Lula, o PT e o ciclo de governos progressistas e de esquerda na América Latina e Caribe.
Esta maioria imagina que o destino do governo Dilma e do PT depende principalmente de nossos inimigos, não da classe trabalhadora, dos setores progressistas e de esquerda. Assim, reiterando sua tendência suicida, ela insiste em fazer gestos de genuflexão aos golpistas, ao invés de recompor os vínculos com os setores que garantiram a vitória de 2014.
É hora de reforçar nossa luta por um um partido para tempos de guerra.

* Rodrigo Cesar é historiador e militante do PT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiSu (2

Michelle e Eduardo incitavam Bolsonaro a dar Golpe de Estado, diz Cid em delação

Michelle e Eduardo incitavam Bolsonaro a dar Golpe de Estado, diz Cid em delação.  Créditos Aguirre Talento/Colunista do UOL, leia mais: https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2023/11/10/michelle-e-eduardo-incitavam-bolsonaro-a-dar-golpe-diz-cid-em-delacao.htm   ------------------------------------------------ Seja bem vindo (a)!!! Te convido a seguir as nossas redes sociais! - https://capitaofernando.blogspot.com/2023/11/siga-as-redes-sociais-do-blog-do.html   - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - LFS Política - Acúmulo de Postagens - https://docs.google.com/document/d/1ZeTS-6ffHRGN_RcyIjGw66frUpRzywjhCpe0ZGLoFpA