Pular para o conteúdo principal

Análise de Mídia - FPA - 19/02/19



DOS JORNAIS DE HOJE: Apesar do bloqueio que a imprensa tradicional vem fazendo aos políticos de esquerda e também a ex-integrantes dos governos Lula e Dilma, o encontro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com parlamentares do PT, em Brasília, repercutiu em todos os jornais. Alguns reproduziram as críticas que foram feitas a Jair Bolsonaro e ao rumo que o atual governo vem dando ao país, mas a maior preocupação foi com relação ao que Lula falou sobre as eleições que se aproximam.
Sobre Jair Bolsonaro, a Folha se aprofundou na repercussão dos insultos que o presidente da República dirigiu à repórter do jornal. Os outros jornais também noticiaram o fato e o Valor Econômico chega a apontar a possibilidade de impeachment. Além do caso da repórter da Folha, os jornais continuaram a tratar da história do miliciano, ex-capitão do BOPE do Rio de Janeiro que foi executado na Bahia. O Estadão publica uma curta entrevista com o governador do Estado que ironiza Jair Bolsonaro. Ainda sobre o presidente, os jornais publicam a declaração de Bolsonaro sobre a permanência de Paulo Guedes no governo. As reportagens apontam que existe algo de estranho “no ar”.
A Folha informa ainda que o governo federal está articulando contra o 13º salário pago a idosos carentes e deficientes. O jornal trata ainda das alterações no Fundeb que estão sendo discutidas na Câmara e do novo programa de alfabetização apresentado pelo MEC que, como sempre, traz novas declarações desagradáveis do ministro Weintraub que deseja instituir um novo patrono para a educação brasileira.
Com relação ao governo federal, o Estadão informa que a fila de espera do Bolsa família atinge 3,5 milhões de pessoas e que a maior parte é do Nordeste. O Valor Econômico, por sua vez, informa que a retomada econômica está se espalhando pelos estados brasileiros.
A greve dos petroleiros voltou a ser abordada pela imprensa que, agora, não conseguiu limitar-se a dizer que o movimento seria ilegal, abusivo e político. No entanto, não há qualquer confissão de erro por parte dos jornais.

Créditos FPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiSu (2

LFS Política - Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas

  LFS Política -  Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas. Créditos PT. Confira nosso Acúmulo sobre os Programas Sociais:  https://capitaofernandopolitica.blogspot.com/search/label/Programas%20Sociais   Siga nosso Instagram  @blogdocapitaofernando    ---    www.instagram.com/blogdocapitaofernando