Pular para o conteúdo principal

Governo brasileiro pedirá ao Congresso para aprovar estado de calamidade pública devido ao coronavírus

Governo brasileiro pedirá ao Congresso para aprovar estado de calamidade pública devido ao coronavírus


Rio de Janeiro, 17 mar (Xinhua) -- O governo brasileiro anunciou na noite desta terça-feira que pedirá ao Congresso para reconhecer o estado de calamidade pública até 31 de dezembro para permitir a elevação do gasto público e do déficit fiscal devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
"Em virtude do monitoramento permanente da pandemia da COVID-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o governo federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de estado de calamidade pública", informou a Secretaria de Comunicação em um comunicado.
Segundo a nota, se o estado de calamidade, que é respaldado pelo artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal, for reconhecido, a União não precisará cumprir a meta fiscal prevista para 2020.
"O governo federal reafirma seu compromisso com as reformas estruturais necessárias para a transformação do Estado brasileiro, para a manutenção do teto de gastos como ancora de um regime fiscal que assegure a confiança e os investimentos para a recuperação de nossa dinâmica de crescimento sustentado", acrescenta o comunicado.
Após a divulgação da nota, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e do Senado, David Alcolumbre, informaram que apoiarão o pedido.
Alcolumbre explicou que será necessário votar um decreto legislativo, separadamente, na Câmara e no Senado.

Créditos XINHUA - portuguese.xinhuanet.com/2020-03/18/c_138890742.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiSu (2

LFS Política - Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas

  LFS Política -  Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas. Créditos PT. Confira nosso Acúmulo sobre os Programas Sociais:  https://capitaofernandopolitica.blogspot.com/search/label/Programas%20Sociais   Siga nosso Instagram  @blogdocapitaofernando    ---    www.instagram.com/blogdocapitaofernando