Governo brasileiro pedirá ao Congresso para aprovar estado de calamidade pública devido ao coronavírus
Governo brasileiro pedirá ao Congresso para aprovar estado de calamidade pública devido ao coronavírus
Rio de Janeiro, 17 mar (Xinhua) -- O governo brasileiro anunciou na noite desta terça-feira que pedirá ao Congresso para reconhecer o estado de calamidade pública até 31 de dezembro para permitir a elevação do gasto público e do déficit fiscal devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
"Em virtude do monitoramento permanente da pandemia da COVID-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o governo federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de estado de calamidade pública", informou a Secretaria de Comunicação em um comunicado.
Segundo a nota, se o estado de calamidade, que é respaldado pelo artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal, for reconhecido, a União não precisará cumprir a meta fiscal prevista para 2020.
"O governo federal reafirma seu compromisso com as reformas estruturais necessárias para a transformação do Estado brasileiro, para a manutenção do teto de gastos como ancora de um regime fiscal que assegure a confiança e os investimentos para a recuperação de nossa dinâmica de crescimento sustentado", acrescenta o comunicado.
Após a divulgação da nota, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e do Senado, David Alcolumbre, informaram que apoiarão o pedido.
Alcolumbre explicou que será necessário votar um decreto legislativo, separadamente, na Câmara e no Senado.
Créditos XINHUA - portuguese.xinhuanet.com/2020-03/18/c_138890742.htm
Comentários
Postar um comentário
Não serão tolerados ofensas.