Pular para o conteúdo principal

Xi pede que partidos políticos avancem rumo à modernização e propõe Iniciativa de Civilização Global - créditos Xinhua

 



(Xinhua/Huang Jingwen)

Beijing, 15 mar (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), pediu aos partidos políticos mundiais que integrem estreitamente seu próprio desenvolvimento com seus impulsos de modernização nacional, de modo a orientar continuamente o curso e reunir forças para a modernização.

Xi fez as observações durante um discurso nesta quarta-feira na cerimônia de abertura da Reunião de Alto Nível para o Diálogo entre o PCCh e Partidos Políticos do Mundo por videoconferência.

RESPONSABILIDADE DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Xi destacou em seu discurso que, no mundo de hoje, múltiplos desafios e crises estão interligados e o processo de modernização da humanidade mais uma vez chegou a uma encruzilhada da história.

Os partidos políticos, como uma força importante que dirige e impulsiona o processo de modernização, têm o dever de responder a questões como "que tipo de modernização precisamos e como podemos alcançá-la", observou ele.

O presidente chinês pediu aos partidos políticos que coloquem o povo em primeiro lugar e garantam que a modernização seja centrada na população.

Ele também pediu a defesa do princípio da independência e a exploração de caminhos diversificados para a modernização.

"Para qualquer país alcançar a modernização, ele precisa não apenas seguir as leis gerais que regem o processo, mas mais importante, considerar suas próprias condições nacionais e características únicas", notou Xi.

"A modernização não cai em nosso colo automaticamente, é o resultado de um trabalho árduo com forte iniciativa histórica", explicou Xi, enfatizando que os partidos políticos devem integrar estreitamente seu próprio desenvolvimento com seus impulsos de modernização nacional, de modo a orientar continuamente o curso e reunir forças para a modernização.

CAMINHO CHINÊS PARA A MODERNIZAÇÃO

O 20º Congresso Nacional do PCCh propôs promover a revitalização da nação chinesa em todas as frentes através de um caminho chinês para a modernização.

Falando sobre este caminho, Xi ressaltou que ele está enraizado nas condições nacionais da China e também se baseia na experiência de outros países; traz benefícios para o povo chinês e também promove o desenvolvimento comum do mundo.

O PCCh continuará a salvaguardar a igualdade e a justiça internacionais e a promover a paz e a estabilidade mundiais, acrescentou ele.

Ao buscar a modernização chinesa, o país não trilhará o caminho da colonização e da pilhagem, nem o caminho tortuoso de alguns países para buscar a hegemonia quando fortalecidos, garantiu Xi, observando que o que a China busca é o caminho certo para o desenvolvimento pacífico.

INICIATIVA DE CIVILIZAÇÃO GLOBAL

Em seu discurso, Xi propôs a Iniciativa de Civilização Global.

Sob ela, o presidente chinês pediu respeito à diversidade das civilizações, defendendo os valores comuns da humanidade, valorizando muito a herança e a inovação das civilizações e defendendo conjuntamente intercâmbios e cooperação internacionais robustos entre pessoas.

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, também presidente do Congresso Nacional Africano, e outros 11 líderes de partidos e organizações políticas também discursaram no diálogo. Eles elogiaram as propostas de Xi em seu discurso e expressaram sua disposição de trabalhar com o PCCh para desempenhar um papel de liderança e motor no processo de modernização.

"Concordamos plenamente com as quatro propostas apresentadas pelo presidente chinês Xi na Iniciativa de Civilização Global", exaltou Ramaphosa, afirmando que a iniciativa é vital para o mundo hoje.

O evento, com o tema "Caminho para a Modernização: a Responsabilidade dos Partidos Políticos", reuniu mais de 500 líderes de partidos e organizações políticas de mais de 150 países. 

(Xinhua/Liu Bin)

(Xinhua/Huang Jingwen)

(Xinhua/Yin Bogu)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiSu (2

LFS Política - Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas

  LFS Política -  Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas. Créditos PT. Confira nosso Acúmulo sobre os Programas Sociais:  https://capitaofernandopolitica.blogspot.com/search/label/Programas%20Sociais   Siga nosso Instagram  @blogdocapitaofernando    ---    www.instagram.com/blogdocapitaofernando