Pular para o conteúdo principal

Bolsonaristas apoiam golpe na Bolívia e relativizam 8 de Janeiro

Golpe de Estado tentado na Bolívia.

Créditos Istoé.



Após a tentativa de golpe militar na Bolívia, na quarta-feira, 26, bolsonaristas declararam apoio a atitude do general Juan José Zúñiga no país vizinho e ainda usaram o episódio para relativizar os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF).

+ Tentativas de golpe de Estado marcam história da Bolívia

+ Quem é o General Zuñiga, responsável por tentar golpe de Estado na Bolívia

Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), o deputado federal Ricardo Salles escreveu: “Na Bolívia, as melancias têm coragem”.

A líder da minoria na Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PL-DF), comemorou a tentativa de golpe na Bolívia. “Golpe de estado na Bolívia? Se não tem velhinhas com a bíblia na mão, cabeleireiras armadas com batom, famílias cantando o hino nacional e rezando, não é golpe!”, completou nas redes sociais.

Outros bolsonaristas usaram o episódio para mandar indiretas ao STF (Supremo Tribunal Federal), como o senador Rogério Marinho (PL-RN) que disse nas redes sociais: “Bom o STF e grande parte da imprensa brasileira entenderem a diferença de um golpe e uma baderna”.

Golpe na Bolívia

O general Juan José cercou o palácio presidencial por horas com tropas e veículos blindados. O militar afirmou que estava ali para “expressar seu descontentamento” e que precisava haver uma troca ministerial. Ainda ressaltou que soltaria “prisioneiros políticos”, incluindo a ex-presidente Jeanine Áñez, condenada a 10 anos de prisão por organizar um golpe de estado contra o ex-mandatário Evo Morales, em 2019.

Alguns horas depois, o general foi preso por liderar a tentativa golpista e disse a jornalistas que teria agido a mando do presidente boliviano, Luis Arce, que supostamente queria realizar um autogolpe para aumentar a sua popularidade com a população, visto que pretende disputar as eleições em 2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL

POLÍTICA - CORRIDA ELEITORAL ******************  CORRIDA ELEITORAL  Lula jantou com caciques do MDB. No cardápio, a tentativa de conseguir o apoio do partido já no primeiro turno, com a fritura da candidatura de Simone Tebet. ..........................  Ficou para 7 de maio o lançamento da pré-candidatura de Lula. ..........................  Continua a novela do vice de Bolsonaro. Segundo o presidente, há "90% de chances" de ser Braga Netto.  ****************** Créditos UOL

FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo”

  FERNANDO HADDAD - ”Antiantirracismo” Sabemos que, ainda hoje, há uma prática no Brasil de simplesmente negar o racismo. Todo aquele discurso eugênico de embranquecer o país, que prevaleceu até os anos 1930, deu lugar à ideia de democracia racial, supostamente evidenciada pela miscigenação. Anos antes da Abolição, foi aprovada a Lei Saraiva (1881), que negava aos analfabetos o direito de votar. Na virada do século 19, os alfabetizados representavam 15% da população. Entre os negros, esse número, considerados censos latino-americanos com recorte racial (Cuba e Porto Rico), devia girar em torno de 2%. Essa realidade só veio mudar com o fim da ditatura militar, cem anos depois, em 1985, quando a taxa de analfabetismo no Brasil ainda era de 22%. A de negros, de cerca de 36%. O povo passou a votar. A luta pela universalização do direito à educação ganhou impulso. E logo os negros bateram à porta da universidade, que permanecia fechada. Vieram o Prouni (2004), o Reuni (2007), o Enem/SiSu (2

LFS Política - Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas

  LFS Política -  Minha Casa Minha Vida: mais 112 mil moradias para beneficiar 440 mil pessoas. Créditos PT. Confira nosso Acúmulo sobre os Programas Sociais:  https://capitaofernandopolitica.blogspot.com/search/label/Programas%20Sociais   Siga nosso Instagram  @blogdocapitaofernando    ---    www.instagram.com/blogdocapitaofernando